Repertório I e II

Funcionamento da UC

Home | Calendário de actividades | Enlaces de interesse | Leituras Recomendadas | Funcionamento da UC | Blog de Repertório | Contacto

Existem duas turmas para Repertório I
 
O horário será:
 
4ª feira, 10-11.30h   SALA 203
4ª feira, 12-13.30h   SALA 203

 
O nosso horário de contacto divide-se em dois tipos de actividades:
 
Sessões Teórico-Práticas (TP) e Orientação Tutorial (OT).
 
O conteúdo das sessões teorico-práticas será constituído pelas apresentações que os mestrandos fazem sobre repertório seleccionado. É esperada de cada aluno inscrito a realização de pelo menos duas apresentações públicas de 25 minutos.
 
O tema das apresentações será comunicado antecipadamente através deste site, e em classe. Obviamente, todos os alunos inscritos tem obrigação de assistir a todas as apresentações dos colegas.
 
 

Para cada uma das Sessões Teórico-Práticas (ver Calendário), serão programadas 2 apresentações breves (25 minutos cada uma) dos próprios alunos que frequentam a UC.
 
A assistência a todas as sessões teorico-práticas é obrigatória. A assiduidade e puntualidade também serão tidas em conta na avaliação.
 
Cada apresentação individual não poderá ultrapassar os 25 min., excepto nas situações em que foi planificado de forma diferente entre a pessoa que faz a apresentação e o resposável pela UC. Podem ser consideradas apresentações colectivas sobre um tema.
 
A apresentação deverá incluir:
  1. A audição da peça (não integral no caso de peças muito extensas).
  2. A visualização da partitura.
  3. Um comentário contextualizando a peça, onde podem ser discutidos aspectos estilísticos, organológicos, influências, análise, forma, etc. 

O tempo é limitado. Será considerada a preparação integral da apresentação, incluíndo conteúdo, fluência da comunicação, e temporização.  O público estará formado pelos colegas, músicos de formação, cujas especialidades instrumentais serão diversas (piano, voz, saxofone, oboé barroco, violin...), e todos aqueles interessados em assistir. É conveniente evitar um tom excessivamente generalista. Igualmente é preferível não usar tecnicismos que só possam ser entendidos por intérpretes do próprio instrumento.

A escolha do tema (e da música apresentada) é da(s) pessoa (s) que realiza(m) a apresentação, conjuntamente com o responsável pela UC. Não serão admitidas mudanças de última hora.

O apresentador pode escolher interpretar a música que irá comentar, como parte da sua apresentação (essa opção será grandemente apreciada por todos; isto é uma classe de música viva!). Se for necessário um pianista, ou outro acompanhamento, a responsabilidade pela presença e desempenho da pessoa convidada é do próprio apresentador. Alternativamente, pode-se utilizar uma gravação.

As sessões de orientação tutorial serão usadas para debater ideias e articular o conteúdo e formato da apresentação. Estas sessões deverão ser combinadas com o professor com a maior antecedência possível. Utiliza o endereço de contacto para isso. Consulta o calendário para programar essas sessões. Elas serão marcadas sempre na 4ª feira, no horário da turma correspondente, mas obviamente não coincidem com os dias das apresentações.

Normalmente, a pessoa que vai realizar uma apresentação num dia determinado tem direito a uma sessão tutorial de 30 minutos, que terá lugar se possível duas ou mais semanas antes da apresentação. Para além desse contacto directo e presencial, o apresentador pode (e deve!) contactar o responsável pela UC através do e-mail ou do site para discutir pormenores, intercambiar ficheiros, ideias, etc. O conteúdo e formato da apresentação deve ser bem conhecido pelo responsável da UC antes da sua realização. Tenta manter sempre uma comunicação fluída com o responsável da UC. O e-mail é o meio preferido para o contacto (marcação de sessões tutoriais, envio de ficheiros, consulta de dúvidas, etc.).

Aconselha-se veementemente calcular o tempo de apresentação com rigor. Isso inclui provavelmente "ensaios gerais" cronometrados com todos os elementos da apresentação (pc, projector, acompanhador, parte falada, etc.).

As sessões tutoriais também deverão ser bem preparadas. É tarefa do apresentador trabalhar uma ideia suficientemente sólida, que possa servir de referência para moldar a apresentação. O apresentador deverá mostrar durante a preparação uma atitude activa e uma capacidade para pesquisar, ordenar e apresentar ideias de forma articulada. 

Nas sessões tutoriais, o profesor poderá orientar bibliográficamente, se necessário, assim como assistir com pormenores para a  utilização do projector, computador, aparalhagem, etc., caso o apresentador optar pela utilização destes meios.

É obrigatório realizar, pelo menos uma destas sessões de orientação tutorial presencial antes de cada apresentação. Para além disso, existirá a possibilidade de solicitar apoio ao professor, via e-mail. Este site e o blog associado também incluirão enlaces para artigos, livros, e sites de interesse que poderão ser utilizados para as apresentações.

 

UC-Repertório